sábado, 26 de fevereiro de 2011

Carnaval



Minha resposta era sempre um grande não toda vez que me perguntavam se eu gostava de carnaval. Mas por alguma razão misteriosa qualquer, sempre me encontrava em Ondina em algum momento da folia, me acabando de dançar atrás de algum trio elétrico bem infame.



Depois que vim parar aqui em Bremen parei de tentar entender se eu gosto ou não desse evento, porque ele simplesmente deixou de fazer parte de minha vida. Até que de repente eu descubro que aqui em Bremen tem um carnaval de samba que vem ficando maior a cada ano que passa. Finalmente compreendi porque os Saltimbancos queriam vir pra cá... 



Hoje é carnaval aqui em Bremen. Grupos percussivos de diversas partes da cidade e da Europa, desfilam pelo centro da cidade, tentando batucar como nas escolas de samba do Brasil.  Pessoas fantasiadas dançando pelas ruas, confundem as cabeças de qualquer um que assista esse espetáculo: um frio danado te confirma que você está em Bremen, mas as fantasias e os rostos pintados te fazem pensar que isso aqui poderia ser Mardi Gras talvéz em New Orleans, a música por outro lado, te dá a ligeira impressão de estar no Brasil.



Muitas vezes quando se mora longe de nossa terra, a gente desenvolve uma fome extraordinária por tudo que é nosso. Sempre gostei de nossa cultura, mas de fato ao chegar aqui fiquei enloquecida de paixão por ela. O carnaval pertence ao mundo católico, mas o samba é nosso. Ver um desfile carnavalesco movido à samba no centro de uma cidade protestante alemã, me deixa com vontade de dizer que eu adoro carnaval. Mas enfim, vou parar de tentar solucionar esse mistério e cair na batucada alemã. Se me lembar, quarta-feira de cinzas volto aqui pra dizer se valeu a pena.
________________________________________________
P.S. O título desse post leva à página oficial do carnaval de Bremen. Está em alemão, mas as fotos são bonitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário